Menu Assistências Onde Comprar
Artista

João Castilho

Guitarrista e Violonista

Nascido no Rio de Janeiro, o guitarrista e violonista João Castilho começou a tocar aos 9 anos de idade. Já atuou ao lado de artistas como Maria Bethânia, Djavan, Ed Motta, Lisa Nilsson, Ivan Lins, Eumir Deodato, Roberto Carlos, Simone, Leny Andrade, Sandra de Sá, Nana Caymmi, Zé Renato, Sandy e Júnior, Mads Vinding, entre outros.

Em ‘98 lançou seu primeiro disco solo “EQUILIBRIUM”. Ao lado do baixista André Rodrigues e o baterista Renato “Massa” Calmon publicou a versão guitarra e violão do livro “Toque Junto”.  Junto com Massa e ainda com o saxofonista Marcelo Martins e o baixista Jefferson Lescowich, Castilho formou o grupo Foco, que teve seu primeiro disco lançado em 2001 e o segundo, Tempo Bom com Chuva, em 2007 pela gravadora Dubas.

Outro projeto de João Castilho é o livro “Estudando Improvisação – a teoria explorada de forma musical”. Uma nova abordagem em relação a prática da improvisação musical.

Em 2013 lançou seu novo CD “PERCEPÇÕES”. Mixado por Torcuato Mariano, o CD conta com a participação dos pianistas Fernando Moura, João Carlos Coutinho, Paulo Calasans e Renato Fonseca, dos baixistas Jefferson Lescowich e Rômulo Gomes e do flautista Marcelo Martins.

Recentemente, Castilho gravou o novo CD de Djavan “Vidas Pra Contar” e, atualmente, está em turnê com o cantor.

João Castilho é um músico que visa sempre construir um sólido “link” entre a forma como sente internamente a música e a executa através de sua guitarra ou violão, sempre atento para que essa relação não seja conflitante. Este pensamento mostra seu compromisso com a música enquanto arte antes mesmo do que com o seu próprio instrumento. Livre de preconceitos musicais, está sempre aberto a todo tipo de expressão musical que chega até ele.

 

Mais